Skip to main content

O sol que nos ilumina e esquenta vem de cima. É o astro rei que define nossos invernos e verões. Em locais mais frios, não há pior sensação do que colocar o pé no piso frio. Por mais que nossos ambientes tenham lindos tapetes, pisos com materiais mais “quentes” e que sejam afortunadamente banhados pelo sol, um piso tecnicamente aquecido se torna cada vez mais um luxo acessível em casas, apartamentos, hotéis e até escritórios.

Uma casa aquecida traz conforto através da tecnologia com quase nada de manutenção. Apesar do nome “piso aquecido”, esse é um sistema utilizado para climatizar todo o ambiente, funcionando através de cabos calefatores que são colocados embaixo do revestimento do piso, o que garante um menor tempo para o aquecimento do cômodo.

Desde o mês de março, o Decor+ conta com o apoio da Vesta. A empresa é distribuidora de uma das maiores fabricantes de pisos aquecidos elétricos do mundo. Com a chegada do inverno, esse é um assunto que já nos aquece lendo essa matéria.

Tentando explicar de forma bastante doméstica e simplificada: cabos são ligados à energia elétrica, produzindo calor, e o cliente pode controlar a temperatura a partir de um termostato. Assim, um dos diferenciais do sistema de climatização a partir do piso aquecido Vesta é não gerar o chamado “efeito lareira”. Isso ocorre no uso dos aparelhos de ar condicionado, lareiras e outras fontes de calefação que aquecem apenas o ar em torno de si, não distribuindo o calor de maneira uniforme pelo cômodo. Além de tornar o ar seco e ter um alto custo de manutenção, o ar condicionado tem a desvantagem de reciclar constantemente o ar, causando a proliferação de vírus e bactérias.

Com o piso aquecido o calor irradia de forma homogênea e constante pelo ambiente, por ser um meio de aquecimento indireto, além de tornar o ar menos sufocante, como pode ocorrer com lareiras e aquecedores tradicionais.

O sistema funciona assim: o piso aquece e o ar que está perto dele se torna aquecido e menos denso, o que faz com ele suba. Com esse deslocamento, o ar frio que estava em cima, por ser mais denso, desce e também esquenta, e em pouco tempo o ambiente estará todo aquecido. Ao atingir a temperatura definida pelo cliente, o sistema mantém a temperatura.

A tecnologia oferecida pela Vesta pode ser aplicada em todo tipo de piso e ambiente. Do porcelanato e pedras naturais aos laminados, vinílicos e madeiras, dos banheiros aos quartos e também muito procurada para cozinhas. Este último ambiente tem se tornado cada vez mais uma importante área social e, consequentemente, onde os proprietários e arquitetos investem cada vez mais em novas tecnologias.

E vamos além. Essa tecnologia não é empregada apenas em casas. Restaurantes também podem se beneficiar com a aplicação desse tipo de aquecimento, que fornece climatização constante do ambiente sem preocupações. Sistemas de aquecimento pelo piso trazem mais conforto aos clientes do que aparelhos de ar-condicionado e aquecedores verticais, permitindo que estes desfrutem ao máximo da experiência gastronômica oferecida pelo restaurante.

O tipo de calefação oferecido pela Vesta não necessita de manutenção constante, e a empresa dá garantia vitalícia em seu sistema de aquecimento.

Uma novidade que quebra um pouco a definição de aquecimento de pisos: apesar de geralmente serem instalados no chão, os cabos calefatores também podem ser instalados em paredes. Uma solução para combater o mofo e a umidade em armários que fazem divisa com o banheiro e apresentam bolor por conta da alta umidade absorvida pela parede. Outra possibilidade é o sistema desembaçador de espelhos, no qual é aplicada uma película na parte traseira do objeto, responsável por gerar calor e impedir que gotículas de água se formem na superfície.

O assunto segurança sempre aparece. A Vesta se preocupa com que tipo de material entra no lar do consumidor. Por isso, trabalha apenas com materiais que têm a certificação IP67, o que garante que os cabos utilizados sigam um padrão internacional de proteção contra água, evitando choques e incidentes.

Para finalizar, a Vesta, que tem mais de 40 revendedores no Brasil, surgiu em 2018 e se inspirou no nome da deusa romana que personificava o fogo da lareira e os laços familiares. Denominação apropriada para uma empresa que leva conforto aos lares e que entende o calor como um elemento de união entre as pessoas.

Lembrando da música “Enquanto houver sol, ainda haverá…” do Titãs. Enquanto houver calor, união, conforto, haverá conforto. Sem desvalorizar o nosso rei, iluminado e quentinho sol.

Leave a Reply